quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Tipo de teratogênios

Embora, dentro do útero, o embrião esteja devidamente protegido, algumas agentes ambientais podem atingi-lo, através dos anexos embrionários que ligam a mãe ao bebê, e causar efeitos deletérios no organismo fetal.

Os teratogênicos podem ser alguns tipos de drogas, compostos químicos ambientais, agentes infecciosos, radiação, alguns fatores maternos e fatores mecânicos.

Algumas drogas teratógenas são o ato de fumar cigarros, a cafeína, o álcool, os andrógenos e progestógenos, antibióticos, anticoagulantes, anticonvulsivantes, antieméticos, antineoplásicos, corticosteróides, drogas hipoglicemiantes, ácido retinóico, sulicilatos, drogas tireoidianas, tranquilizantes e drogas ilícitas.

Os compostos químicos ambientais já comprovados que levam à malformação é o mercúrio orgânico, o chumbo e as bifenilas policloradas.

Os agentes infecciosos são a rubéula, o citomegalovírus, o vírus da herpes simples, a varicela, o vírus da imunodeficiência adquirida (HIV), a toxoplasmose e a sífilis congênita.

Altos níveis de radiação ionizante podem lesar células do embrião. Entretanto, as ondas de ultra-som não produzem efeitos biológicos deletérios nos pacientes e seus fetos.

Um comentário:

  1. A-DO-REI esse blog, me ajudou muito, e além de ajudar, agora estou bem informada no assunto, e concerteza farei um ótimo trabalho de biologia....Vaaleuu

    ResponderExcluir