domingo, 29 de novembro de 2009

Gravidez e saúde bucal




A gravidez é uma das fases mais aguardadas na vida da maioria das mulheres, mas também é um período de mudanças complexas no corpo, na mente e nos hábitos da futura mamãe, exigindo cuidados dobrados

Muita gente não sabe, mas durante o período de gestação os cuidados com a higiene oral são fundamentais e a visita ao dentista se torna essencial para um bom desenvolvimento do bebê.
Problemas originados na boca podem ter conseqüências sérias. "Uma infecção que tem início na boca pode se espalhar para o resto do corpo e prejudicar o bebê. Além disso, estudos comprovam que as gestantes com algum problema na gengiva têm maior propensão a dar à luz a bebês prematuros e abaixo do peso normal”, revela Dr. Anderson Bernal, especialista em dentística e prevenção oral.
Segundo ele, as alterações nos hormônios, no organismo e até nos hábitos alimentares, deixam as grávidas mais propícias a problemas de cáries, ao aumento da placa bacteriana, principal causa da gengivite, entre outros. Os vômitos freqüentes durante os primeiros meses da gestação, também podem ser prejudiciais, pois desequilibram o meio bucal, podendo causar descalcificação na estrutura dental (perda de cálcio).
"Manter os dentes sempre limpos, principalmente na área em que a gengiva e os dentes se encontram reduz significativamente ou até evitam a gengivite durante a gravidez. Além disso, substituir os doces por alimentos integrais tais como queijo, verduras e frutas frescas podem ajudar a prevenir as cáries”, explica Dr. Anderson.
O dentista garante que o ideal para uma gravidez saudável é procurar um dentista antes de engravidar e resolver problemas bucais, uma vez que tratamentos dentários não são aconselháveis durante os três primeiros e três últimos meses de gestação, afinal, em muitos casos, a anestesia deve ser evitada.
"O atendimento durante a gravidez envolve procedimentos como aplicação de flúor (profilaxia), de acordo com as necessidades da futura mamãe, remoção de irritações locais que possam agredir a gengiva, e até o aconselhamento preventivo para a saúde bucal da mãe e do bebê” Finaliza Dr. Anderson Bernal.
O dentista aproveita para dar dicas para as futuras mamães manterem uma boa saúde bucal durante a gravidez:

- Evitar comer fora de hora;
- Evitar o consumo excessivo de doces. Se for impossível, procurar ingeri-los somente logo após as refeições;
- Escovar religiosamente os dentes e passar fio dental após as refeições e fazer bochechos com anti-séptico bucal sem álcool;
- Sempre escovar os dentes após enjôos e vômitos, evitando as cáries e complicações como pulpites (inflamações na polpa do dente);
- Visitar seu dentista regularmente durante a gravidez. Ele poderá orientá-la melhor quanto a algumas medidas preventivas como o uso de flúor.


Fonte: http://anjoseguerreiros.blogspot.com/2009/05/problemas-com-saude-bucal-na-gravidez.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário