sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Agentes teratogênicos

Agente teratogênico é tudo aquilo capaz de produzir danos ao embrião ou feto durante a gravidez. Esses danos podem ocasionar a perda da gestação, malformações e, ainda, disturbios neuro-comportamentais.

Malformação é um defeito num órgão ou em parte dele que que resulta num desenvolvimento anormal desse órgão. Malformação congênitas são defeitos estruturais presentes no momento do nascimento.

Estudiosos afirmam que 50% das malformações ainda possuem causas desconhecidas, 25% são causadas por defeitos cromossonais com bases genéticas e menos de 10% são causadas por agentes ambientais teratógenos, químicos ou físicos.

As malformações são estruturais, funcionias, metabólicas, comportamentais ou hereditárias.

Os agentes teratogênicos podem ser medicações, doenças maternas, radiações, substâncias químicas e outras drogas. Observa-se assim que não é somente as medicações que causam efeitos deletérios nos embriões. Contudo, suas ações são mais divulgadas.

As ações dos agentes teratogênicos sobre o embrião depende de alguns fatores, como o estágio do desenvolvimento, a relação entre a dose e o efeito, o genótipo materno-fetal e o mecanismo patogênico específico de cada agente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário